domingo, 6 de dezembro de 2015

A Marca dos 450 Anos do Rio de Janeiro

A marca dos 450 anos é uma expressão que, além da cara do carioca, é a cara da comemoração dessa festa. Uma proposta para provocar reflexões lúdicas sobre quem somos e o quanto amamos estar onde estamos. Ela foi pensada para resgatar o orgulho de pertencer, através de uma ideia simples e direta: se o carioca é multicultural, multiétnico e multifacetado, a marca deve espelhar tudo isso.
A partir dessa ideia, foi criada uma marca que identifica o povo do Rio e faz graça com o seu jeito; uma marca que representa o que o carioca tem de mais essencial, mostrando o perfil de quem tem orgulho de ser o que é. Composta pelos 3 números da celebração, a marca é o perfil do nosso personagem: do Marcos, da Paula, do Robson, da Helena, do Peter, da Kelly... e de todo mundo que faz parte do Rio, seja por nascimento ou por escolha.
Resultado de um concurso público, a marca dos 450 anos do Rio de Janeiro foi desenvolvida pela Crama Design Estratégico, escritório carioca fundado pelo designer e ilustrador Ricardo Leite, em 1999. Em vez de escolher o Cristo Redentor ou o Pão de Açúcar como ponto de partida, o escritório vencedor optou por uma solução gráfica. Com poucos traços, a marca dos 450 anos pode ser desenhada, personalizada e compartilhada facilmente. O sorriso que ela inspira representa a alma carioca e reforça sua personalidade. As atividades têm o patrocínio da empresa Compactor, que doará materiais (papéis, canetas) para as oficinas.
a dos 450 anos é uma expressão que, além da cara do carioca, é a cara da comemoração dessa festa. Uma proposta para provocar reflexões lúdicas sobre quem somos e o quanto amamos estar onde estamos. Ela foi pensada para resgatar o orgulho de pertencer, através de uma ideia simples e direta: se o carioca é multicultural, multiétnico e multifacetado, a marca deve espelhar tudo isso.
A partir dessa ideia, foi criada uma marca que identifica o povo do Rio e faz graça com o seu jeito; uma marca que representa o que o carioca tem de mais essencial, mostrando o perfil de quem tem orgulho de ser o que é. Composta pelos 3 números da celebração, a marca é o perfil do nosso personagem: do Marcos, da Paula, do Robson, da Helena, do Peter, da Kelly... e de todo mundo que faz parte do Rio, seja por nascimento ou por escolha.
Resultado de um concurso público, a marca dos 450 anos do Rio de Janeiro foi desenvolvida pela Crama Design Estratégico, escritório carioca fundado pelo designer e ilustrador Ricardo Leite, em 1999. Em vez de escolher o Cristo Redentor ou o Pão de Açúcar como ponto de partida, o escritório vencedor optou por uma solução gráfica. Com poucos traços, a marca dos 450 anos pode ser desenhada, personalizada e compartilhada facilmente. O sorriso que ela inspira representa a alma carioca e reforça sua personalidade. 



A partir do logotipo criado e de exemplos pesquisados na internet, foi proposta a atividade da criação de um personagem e um cenário carioca.

Rio 450. Viva a Carioquice!

Orientação: professora Luciana Guimarães Rodrigues de Lima
Fonte:http://www.rio450anos.com.br/conheca-a-marca/
https://sectrj.wordpress.com/2014/06/06/brincando-com-a-marca-rio-450-anos/

Veja mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário